terça-feira, 24 de novembro de 2009

“POR QUE EU FICO TÃO NERVOSA NA HORA DA APRESENTAÇÃO?”

Um texto para quem está começando...

Meninas, esta é uma pergunta que sempre ouço. Aí, quando as meninas me vêem ali, calma, dando conselhos, me falam “ah, mas pra vc é fácil!!, nem deve ficar nervosa...”
Claro que eu fico!!! Sempre dá um frio na barriga!!! A diferença é que todos estes anos nos deixam mais serenas por fora.
No caso das meninas que estão começando, acontece um stress muito grande. A partir de muuuuuitas conversas com minhas pupilas, fiz esta reflexão:

Existe um grande MEDO DE ERRAR: este medo existe, principalmente porque há uma EXPECTATIVA MUITO ALTA para que tudo seja PERFEITO

MEDO – EXPECTATIVA – PERFEIÇÃO

Estas três palavras definitivamente não combinam. Acho que estas palavras andam juntas, pois não vemos que:

O medo de errar, vem da expectativa de, muitas vezes AGRADAR OS OUTROS (quem está assistindo, a professora, etc). Se essa expectativa for exacerbada, cuidado, pois isso se chama VAIDADE (ser sempre a melhor, nunca errar, todos te amarem, vc ser uma unanimidade, etc), muitas vezes, para alimentar o EGO, que pode estar debilitado por alguma área da sua vida não estar tão boa...

Ah tá....

AGRADAR OS OUTROS – VAIDADE - EGO

... isso combina sim! Será que é isso que está acontecendo com você? Vale a pena uma auto-análise...

Ultimamente, as mulheres tem sido a típica figura da “Mulher-Maravilha”, se cobra enormemente para ser uma ótima mãe, uma ótima esposa, uma ótima funcionária-empresária.... e transfere isso também para a dança! Já chega se cobrando uma alta performance... como se a Dança fosse uma série de regras quadradas e matemáticas, onde é só fazer a equação correta e não tem como errar.

“Então, como fazer Rhazi? Eu quero fazer tudo certinho!!!” Sim, sim, eu sei. Eu também quero. Então, vamos do começo: por que você procurou a Dança do Ventre? A maioria me diz “ai, porque é lindo!” “quero aprender esta dança tão linda!” . Ótimo. Aí você começa as aulas, começa a estudar , vê que leva jeito para uns movimentos, outros precisa treinar mais um pouco... Nessa hora, é que é preciso de munir de uma palavrinha mágica....

HUMILDADE

Sim, minhas flores. E não aquela humildade pedante, com sorrisinho amarelo, a qual, coitadinha de mim, nada está bom (isso é baixa auto-estima).
A humildade de se colocar no tempo-espaço. Ou seja, fazer a sua parte estudando, treinando e se aprimorando. Isto estando ok, você deve se preparar para o palco com humildade, ou seja:

- Dentro do tempo que eu estudo, dentro das minhas habilidades, vou dar o meu melhor, dentro desta arte infinita que é a Dança do Ventre.

Aí vc consegue ficar mais tranqüila. Pegar leve com você na hora da apresentação, é uma ótima saída. Nas aulas e ensaios não, aí vc pega pesado, treina, se corrige, etc. Mas, trazer vários fantasmas para um momento tão lindo, é algo péssimo pra vc e para o seu desempenho.

Pelo menos, isso é o que eu acho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário