domingo, 9 de janeiro de 2011

Cabeça de jurado....



Hoje passei para falar sobre o tema: júri em dança do ventre. Ano passado, fui jurada mais de 5 vezes (é só conferir lá no meu site, no link curriculum), então, me sinto à vontade para falar sobre o assunto. Além disso, levo minhas alunas para participarem de concursos e promovo concurso, o E-ventre que, junto com a Déborah, selecionamos jurados também.

O tema é extenso, então vou por itens.

1 - O que você realmente quer com isso?
Ou seja, qual o seu real objetivo em participar de concursos? Você já conversou sobre isso com sua professora? O objetivo é só ganhar? Você tem que saber, de verdade, seus objetivos, senão não há aproveitamento dos comentários feitos à sua apresentação. Se vc quer tirar proveito mínimo de concursos, demonstre um respeito mínimo pelo juri, ou então, vá na mostra mesmo, é bem mais divertido.

2 - Boa bailarina x boa jurada
Então, muitas vezes um juri estrelado (que confere status ao evento, mais inscrições, etc..) é um juri consistente. Quando digo consistente, é a estrutura para o juri, ou seja: há espaço (na folha e na estrutura do evento) para comentários dos jurados, o juri está num local que privilegia o "assistir". Nem sempre aquela bailarina master-blaster-plus-advanced que vc ama de paixão te dá o feed back necessário. Te dá uma notinha e olhe lá...

3 - Procure o jurado
Isso é tão pouco usado, que o jurado quando é procurado já pensa que é pra levar bronca de professora ou mãe de aluna inconformada com nota. Converse sobre isso com sua professora, vá com ela até o jurado e peça explicações se algo não ficou claro. O JURADO VAI GOSTAR DISSO. é uma demonstração de maturidade (o que você está fazendo lá mesmo???) e, numa oportunidade futura, o jurado vai se lembrar de você e vai com certeza acompanhar seu desenvolvimento. PROCURAR O JURADO NÃO SIGNIFICA QUE VOCÊ ESTÁ TROCANDO DE PROFESSOR!!! Já tenha isso combinado com sua professora e, claro, conte com a segurança dela nesse momento!

4 - auto estima na hora de dançar
Não leve em consideração "caras e bocas" na hora da apresentação. Nem sempre quem está rindo está gostando e o contrário também é verdadeiro. Muitas vezes o jurado esta sério (ou até com cara feia) pq está cansado, está julgando há váaaaaarias horas (já fiquei 5 horas direto em júri, sério!)e está gostando do que vê.

5 - Você e o jurado, cara a cara
Nem pense em pedir palmas pra jurado, jurado não é torcida. Cuidado com demonstrações de afeto (jogar flores, mandar beijo, fazer sinais que só vcs entendem...) isso só prejudica o resultado. Explico: se vc ganhar, vai parecer que foi jabá. Pronto, falei. Seja o mais imparcial, olhe para os jurados como se fosse o publico normal da dança, concentre-se em sua interpretação e apresentação técnica.
Ah, e cuidado com aquele dedinho apontando para o tremido que vc sabe fazer e olhando para o juri. Com certeza, o juri sabe fazer tremido, não é nada fenomenal.

6 - Tipo de música para concurso
Isso aqui daria um post absurdamente grande, mas falando só da categoria profissional: sua música tem que ter momentos de interação, deslocamento, percussão, taksim e uma grande finalização. Não é todo juri que entende propostas diferentes. Uma vez, minha aluna levou um derbacke moderno, com chapeuzinho e tudo. Arriscamos pra valer, sabíamos o risco e estávamos até conformadas de não levar nada. Ganhamos, mas, novamente, sabíamos o risco.

7 - Presença em Cena
Mostre confiança e preparo. Não precisa mostrar que está master coreografada, apesar de este ser o must do momento e acho que veio para ficar, a meu contragosto. Jurado quer ver show, quer uma dança que o toque de alguma forma, um diferencial. Busque sempre seu estilo, pois, com certeza, o jurado já viu o último video da Saida ou da Randa...

8 - Dê feed back para o organizador do evento
Quem chama o jurado precisa saber se deu certo ou não o convite. Mande email, sugira, opine.... você pagou pra ser julgada, merece o melhor!

9 - Saiba separar o joio do trigo
O que fazer com aquele comentário nada a ver? O que fazer com elogios quando não ganhou nada? Tenha equilibrio na hora de ler suas fichas. Separe em: elogios - nada a ver - estudar. Ou seja:
elogios: fazem bem para o ego e tambem é pra isso que vc estuda tanto. Guarde-os no coração, mas não os deixe subir até a cabeça!!!
Nada a ver - um jurado falou sobre o seu figurino sendo que todos os outros deram nota boa. Ignore-o. (uma vez, tomei 6 de figurino por um jurado cigano, numa roupa de R$600,00!!!)
estudar - quando falam de coisas mais específicas; tremido, giro, expressão... vale a pena conferir e estudar!!!


10 - Registre sempre!!!
Filme sempre (se o evento permitir) a sua apresentação. Aí, você senta com o vídeo, suas fichas, analisa... é assim que se faz, viu??




Causos de júri (pra pensar, rir ou chorar...)

No último concurso que julguei (Ventremania, da Ana Cláudia Borges) fiquei em uma "sinuca de bico" ao julgar o profissional. Uma concorrente, (acho que Beatriz) da escola da Hadara Nur arrasou na apresentação, foi perfeita. O curioso é que a leitura dela era totalmente diferente da que eu faria para aquela música. Mas ela foi perfeita dentro do estilo dela. Outra concorrente (naõ vou lembrar agora) dançou maravilhosamente bem, no estilo "Casa de Chá das antigas" aaaaaahhhh... eu me derreti toda... foi tão lindo e tão próximo do que eu gostava para aquela música.... o que eu fiz??? Dei nota dez para as duas!!!! Não é pq os estilos são diferentes que um é melhor que o outro não é? Uma coisa sou eu bailarina e minhas escolhas, outra coisa, sou eu jurada!


Já vi jurado deixar telefone na ficha, tipo "você é ótima, me procure depois". Isso, no profissional ok, agora, em outras modalidades.... acho meio "querer pegar aluno dos outros".... pronto, falei.

Já tomei bronca de jurado do meu lado, que dizia que eu escrevia demais: rhazi, quem quiser aula, que pague pra vc uma aula particular.... só rindo!


Enfim, vamo que vamo, muito suor e sorte a todas que vão para concurso neste ano que se inicia!

Beijos beijos

3 comentários:

  1. Rhazi
    adorei seu post!!!
    seu blog é supel legal, tem materias muito instrutivas tbm!!

    Mas tenho uma dica pra vc! minha miopia não me permite ficar lendo por muito tempo! fico vendo estrelas por causa do preto!!... pronto falei! kkkk...
    Bjokas e sucesso!
    Marcia

    ResponderExcluir
  2. Legal seu post. Dicas raras e preciosas.
    Eu não tenho muita experiência com concursos e quero continuar sem tê-las: experimentei e não gostei. Mas, com vc como jurada, tavez eu até me arriscasse de novo.

    ResponderExcluir
  3. Oi Márcia! Que bom que está gostando do blog!!! Pode deixar que sua opinião tá anotada, vou ver aqui o que fazer sobre a questão do preto tá? Beijos beijos!

    Lori!
    Legal que o post te incentivou! É uma forma, inclusive, de cobrar as organizadoras de eventos a convidarem jurados mais consistentes e que façam os comentários no sentido de crescimento do trabalho de todos: concorrentes e professoras e inscrevem seus grupos.
    Beijos beijos

    ResponderExcluir